Tomar
leite diariamente melhora desempenho mental
Um
estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Maine,
nos Estados Unidos, atestou que tomar leite diariamente – ao menos um copo – beneficia
o cérebro, colaborando para um melhor desempenho mental, além, é claro, de
ajudar nosso organismo com seus nutrientes.
A
pesquisa, publicada no International Dairy Journal, acompanhou cerca de 900 homens e mulheres, entre
23 e 98 anos, e apontou um melhor desempenho nos testes naqueles que mais
consomem leite e seus derivados em relação aos que pouco ou nada ingerem deste
alimento. Também ficou estabelecida uma chance cinco vezes menor de falha
nos habituados a consumir produtos lácteos quando comparados aos demais.
Durante
os testes, foram realizados diferentes tipos de exercícios mentais com os
pesquisados. Independente da idade ou da atividade, todos aqueles que costumam
tomar ao menos um copo de leite por dia apresentaram melhor desempenho no
momento de solucionar a questão pedida.
Os
participantes com o hábito freqüente de consumir leite tiveram as maiores
pontuações nos testes, mesmo depois dos pesquisadores levarem em conta outros
fatores que podem afetar o cérebro, como desempenho cardiovascular, hábitos
alimentares e estilo de vida.
E
segundo os autores da pesquisa, além dos benefícios para o corpo, como prevenir
a osteoporose – problema nos ossos -, o leite ajuda a evitar a perda de memória
e o enfraquecimento mental, algo comum e inevitável no decorrer da vida.